Inspector mórbido, fusível, capitão cósmico, basicamente Fuse é conhecido no cenário do hip-hop português por vários nomes, é co-fundador do grupo Dealema, que talvez seja o motivo pelo qual é mais conhecido, segundo ele as primeiras coisas gravadas pelo grupo foram na casa dos pais dele.

Mas o projecto a solo sempre foi um dos seus grandes objectivos, e foi mesmo a solo que começou, com um estilo meio homem das cavernas, mas que o vai marcar e caracterizar o resto da sua carreira. Voz rouca, com uma escrita consciente em cima de um boom bap, talvez um hardcore hip-hop, uma coisa muito alternativa e estranha para a época.

‘Sintoniza’ foi talvez um dos álbuns que mais tocou na minha aparelhagem, com vários clássicos de destacar, ‘Prémio Nobel’ e ‘Psicofonia’, de 2003 lançado pela editora independente Loop:recordings, fundada pelo monstro e multifacetado D-Mars e pelo mestre Rui Miguel Abreu, aproveitar para deixa aqui umas palavras ao Rui, colecionador, escritor, crítico de música e um dos maiores conhecedores e divulgadores de rap e hip-hop em Portugal. Esteve na origem de programas como a “Nação Hip-Hop” e “Ginga Beat” e, actualmente, dirige o programa da Antena 3 “Rimas e Batidas” e o site com o mesmo nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *