Clap Your Hands Say Yeah – New Fragility

‘New Fragility’ é o sexto álbum de Alec Ounsworth como Clap Your Hands Say Yeah.

“Acho que provavelmente é importante perder-me um pouco na floresta antes de sair do armário novamente”, explica Ounsworth sobre as consequências dolorosas em que escreveu ‘New Fragility’.

 Ele acertou no ponto, porque esse período perdido rendeu um álbum considerado dos melhores que ele já fez.

New Fragility foi precedido pelo lançamento duplo de Hesitating Nation e Thousand Oaks, as duas primeiras faixas.

A primeira é uma procissão implacável de memórias, entregues sobre um trabalho de guitarra discreto e atencioso. Ounsworth coloca as questões difíceis abertamente quando pergunta: “Quem somos nós para fazer grandes planos? / Casado com febre, filhos em pânico”. A sensação de remorso é palpável.

O outro lado, Thousand Oaks, é a música menos pessoal do álbum, abordando não o próprio desgosto de Ounsworth, mas a epidemia crescente de mortes por armas de fogo nos Estados Unidos.

 Inspirado por uma entrevista com Susan Orfanos, cujo filho Telemachus foi morto no tiroteio de 2018 no Borderline, é apenas a segunda música abertamente política no catálogo da banda depois da crítica da guerra no Iraque Upon This Tidal Wave Of Young Blood de seu álbum de estreia.

É brilhantemente um ritmo forte.

Strings varrem o sonoramente mais leve CYHSY, 2005 quando Ounsworth admite “Tudo o que eu realmente queria fazer era ficar em casa”, revelando tanto o tributo cobrado por o seu passado quanto um sentimento de nostalgia por ele.

O Where They Perform Miracles também nasceu na estrada, inspirado por uma visita a um xamã nos arredores da Cidade do México. Surgindo constantemente do violão e dos acordes de órgão cada vez maiores, é o tipo de melancolia cinematográfica de construção lenta produzida com tanta habilidade nos últimos anos por artistas do country alternativo como Strand Of Oaks e Jason Isbell.

É evidente que o tempo passado perdido na floresta serviu bem ao criador e último sobrevivente do Clap Your Hands Say Yeah. Ele obviamente sofreu nos últimos três anos, mas as cicatrizes deixadas por essas experiências ajudaram-no a amadurecer emocionalmente, afetando o histórico até agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *