Will Toledo conquistou novos caminhos para o indie rock com ‘Teens Of Denial’ de 2016. Depois de uma mina de ouro aparentemente interminável de álbuns e uma compilação das suas melhores faixas, esse foi o primeiro verdadeiro golpe de mestre da sua banda.
No entanto, não parecia que o músico da Virgínia tivesse atraído a atenção que veio com esse disco; ele adotou uma abordagem anti-herói despretensiosa para os concertos esgotados e elogios, desviando a atenção com tweets como: “Fui chamado de nerd em todas as digressões, o que me deixa empolgado em continuar no palco”.
Não surpreende que, dada a produção prolífica de Car Seat Headrest, Toledo já estivesse ocupado a elaborar ideias para o seu acompanhamento adequado “Making A Door Less Open”. É um disco que descobre que a banda está determinada a não reformar o cenário antigo (como fizeram com ‘Twin Fantasy (Face to Face)’ de 2018, uma re-gravação do álbum de 2011 ‘Twin Fantasy’).
O ‘Can’t Cool Me Down’ possui um ritmo discreto e, no lugar das típicas linhas de guitarra de Toledo, são batidas de bateria eletrônica e linhas de sintetizador mínimas e delicadas. Apesar de toda essa mudança, seu nítido lirismo é o principal: “Everyone’s an artist but no-one has the time”, declara no pop impetuoso e inspirado em Beck de “Hollywood”.
‘Deadlines (Thoughtful)’ apresenta uma eletrônica rica que se constrói antes de se dissipar em um vocal solitário – parecendo que estamos na pista de dança com Hot Chip. Mas, assim que você se instala, eles lançam-se na balada perfeitamente executada e apaixonada, ‘What’s With You Lately’. Errar contigo a cada passo – esse é o charme deste registo.
A banda de Toledo entrou em novas áreas com sofisticação.
NME
Em baixo o álbum completo: