Mac DeMarco – Five Easy Hot Dogs

O multi-instrumentista canadense, McBriare Samuel Lanyon, mais conhecido por Mac DeMarco, lança o Five Easy Hot Dogs, o seu quinto álbum de estúdio, que é uma compilação de temas gravados no ano transato, 2022. Como o próprio teve oportunidade de explicar, a filosofia na construção deste álbum funcionou da seguinte forma: Este trabalho consistiu em estar em tour só que sem estar em tour. Não existiram espetáculos neste processo. Isto é, a ideia passou por viajar e consoante as viagens ir construindo novos temas. Temas esses que culminaram neste Five Easy Hot Dogs. Todo um espírito nómada.

Se prestarmos além de ouvidos atenção, podemos concluir que o álbum tem uma certa ordem cronológica, Ordem esta que corresponde a uma ordem geográfica, seja ela qual for. Uma característica que me saltou logo à vista, mesmo antes de me ter saltado ao ouvido, foi a duração de todas as faixas que compõe o disco. Ou seja, existe uma ideia linear na duração de cada tema, estando todos na casa dos dois minutos e uns trocos. Com os trocos podem sempre jogar umas quantas partidas de matraquilhos.

Tendo em conta o contexto do e no desenvolvimento deste Five Easy, não podíamos esperar do mesmo toda uma complexidade. Desse modo, aqui encontramos uma coleção de instrumentais e, consequentemente, um desafio para a personagem compositora do Mac. Apesar de o artista canadense já ter lançado, em 2015, um trabalho baseado na onda instrumental, este Five Easy é um caso mais sério. Estas duas últimas frases sinto que, se reformuladas, poderiam ter funcionado melhor.

As sonoridades do Mac são das principais referências na vertente indie. Aquelas guitarras, aquelas harmonias vindas das décadas que já estão para lá do calendário, aquele mood chilly, entre muitos outros adjetivos, são fatores que caracterizam o projeto levado a cabo por DeMarco. No entanto, neste Five Easy o Mac aparenta estar à procura de outras sonoridades que o consigam caracterizar. Talvez seja este o momento em que o Mac é alvo do amadurecimento, no sentido em que procura expandir o seu ideal, não tendo receio de sair da sua zona de conforto entrando, assim, numa zona desconhecida, só para ver o que sai de lá.

Não posso negar que, este álbum, sabe a pouco. Não se trata de ajuizar a coisa pelo ponto de vista qualitativo. Até porque essa faceta está lá. Atendam. É mais no sentido de estar a ouvir algo de alguém que sabemos que tem potencial para fazer algo com outra grandiosidade. Se o Mac DeMarco não tivesse na sua bagagem uma panóplia de temas emblemáticos, seria muito mais fácil ouvir este quinto álbum com outros ouvidos. Agora, quando ele tem no seu palmarés temas como: Chamber of Reflection ou My Kind of Woman, ficamos sempre à espera que surjam coisas que se assemelhem a estes hinos. Talvez seja nosso o erro. Ou não.

Um álbum discreto, sereno e que emerge quase que em tom de introspeção. Para quem for fã de música ambiente é deixar que este Five Easy Hot Dogs faça o seu trabalho… porque ele faz!

Tinha bilhetes para ver o espetáculo dele no Hard Club. Todavia, ele cancelou grande parte da tour para se focar neste trabalho. Ou seja, a minha opinião sobre tal lançamento esteve, desde o início, condicionada por tal detalhe.

O Mac faz lembrar o Mac, no entanto, a oferta consiste em Hot Dogs. Aparentemente, nem tudo tem de fazer sentido. Achei que devia incluir esta no texto para quebrar o gelo e colocá-lo na Coca-Cola.