The Homesick – The Big Exercise

Às vezes, as coisas na vida encaixam-se tão perfeitamente que parece que uma agência extra, como a magia, está em jogo. É o caso de The Big Exercise, a estréia de The Homesick para Sub Pop.
O registro é uma evidência clara de que o trio frísio despretensioso, mas decidido, aproveitou a chance para testar a sua coragem criativa em uma liga maior e explorar os recursos que estão subitamente à mão. Eles sempre foram uma banda potencialmente ótima, como sugeriu o último LP da gravadora alternativa holandesa Subroutine, mas The Big Exercise é majestoso, uma verdadeira declaração de intenções.

É difícil saber por onde começar com The Big Exercise, como é a sua efervescência. Pode-se simplesmente divertir com truques de mão aparentemente microscópicos que impregnam o registro com uma soma maior que as suas partes.

Há mudanças de acordes deslumbrantes, como em ‘Pawing’, onde o baixo salta junto, levantando a parte da bela guitarra arrancada na ponte. O single de dezembro passado, “I Celebrate My Fantasy”, tem reviravoltas inteligentes o suficiente para preencher um disco inteiro.
É muito emocionante ouvir as partes do clarinete e do piano refletidas pela lambida da guitarra que os imita, ou serem cortejadas pelo reaparecimento do clarinete, que sinaliza a queda para o belo refrão quase religioso. Faixas como ‘Kaïn’ estão cheias de trabalhos minúsculos e precisos que parecem incongruentes se destacados, mas que se encaixam perfeitamente como os mecanismos de um relógio. A faixa-título também é uma obra-prima; fervilhando de energia e transbordando de floreios vigorosos. Quanto mais eu escuto essa faixa, mais incrível é a sua construção, e mais me deleito com a curiosidade e a inteligência da banda.

Listar os trechos bons é realmente um longo nome para as partes: o canto dos vocais, a fraternidade agitada, aquela lambida fantástica que soa como um cravo acelerado ou o “brang” rápido do final.

                

        Em baixo o álbum completo:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *